Pontos Turísticos

O município de Praia Grande está situado no litoral sul do estado de São Paulo e intregra a Região Metropolitana da Baixada Santista, que se estende de Peruíbe a Bertioga, sendo composta ao todo por nove municípios.
Praia Grande possui um dos maiores calçadões a beira-mar de todo o litoral brasileiro. São 22,5Km de orla de praia urbanizada, com ciclovia, paisagismo, bancos e quiosques. Mais de 160 quiosques padronizados ocupam hoje o lugar das antigas barracas.
 

Monumento Iemanjá – A estátua em homenagem a Iemanjá é o local onde os adeptos podem realizar orações e depositar suas oferendas à Rainha do Mar. Em dezembro milhares de fiéis vem a Praia Grande para a tradicional Festa de Iemanjá (08 de dezembro). O ano de 2006 será regido por Iemanjá.
 

Avenida dos Sindicatos - Mais conhecida como Avenida das Colônias, recebeu essa denominação por abrigar em sua extensão cerca de 30 colônias de férias de diversos sindicatos de trabalhadores. Esse pode se transformar no maior centro hoteleiro da Região metropolitana da Baixada Santista.
 

Ocian Praia Clube – O maior clube do litoral paulista, funcionou provisoriamente como paço municipal tão logo a sua emancipação.
 

Monumento Netuno – O monumento Netuno é um dos marcos da Cidade Ocian. Na antiga mitologia greco-romana Poseidon ou Netuno era o Deus dos mares. A estátua é construída em bronze e impressiona pela grandeza e exatidão de detalhes.
A palavra Ocian é uma sigla que significa “Organização Construtora e Incorporadora Andraus”. Em 1955 essa empresa construiu um conjunto de 22 prédios com 1350 apartamentos que deram origem ao bairro Cidade Ocian. Na época Praia Grande era um bairro de São Vicente, com poucos serviços urbanos. A construção dos prédios trouxe para cá uma infra-estrutura que não existia na região. Foram instalados geradores de energia elétrica que funcionavam com óleo diesel, sistema de coleta e tratamento de esgotos e água encanada. Lojas, padarias e um próspero comércio começaram a ser estimulados por moradores e turistas.
 

Campo da Aviação – Em 1927 uma grande área da cidade começou a ser aterrada para construção do Aero Clube de Santos, inaugurado só em 1936. Esse Aero Clube ficou conhecido como Campo da Aviação. Dando assim nome ao bairro. O Aero Clube de Praia Grande tem orgulho de ter sido local de pouso para o aviador r escritor Antoine de Sainte Exupéry, autor do famoso livro “O pequeno príncipe”. Exepery utilizou o aeroporto inúmeras vezes. Assim também o fez o ex-presidente da República Jânio da Silva Quadros. Após sua renuncia Jânio Quadros refugiou-se em uma casa em Praia Grande e aqui chegou de avião descendo no Aero Clube
 

Feira de Artesanato da Guilhermina – É uma das quatro feiras de artesanato existentes na cidade. As demais localizam-se na Praça Dr. Roberto Andraus, Ocian, na Praça N. Sra. De Fátima no Caiçara e em Solemar.
 

Praça Lions – Mais conhecida como Praça do Barco, a mesma é uma homenagem aos pescadores da cidade, uma vez que a pesca foi a primeira atividade a ser exercida no município. (na década de 30 havia uma vila de pescadores no trecho compreendido entre a Igreja de Santo Antônio no Boqueirão até o canto do Forte, eles realizavam a pesca de arrastão, onde enormes redes eram puxadas por tração animal ou pelos próprios pescadores. São Pedro é o padroeiro de Praia Grande). A praça foi projetada pelo arquiteto Luis Fernando Félix de Paula, e possui iluminação especial (à noite), palmeiras trazidas das Ilhas Canárias, irrigação automática especial, um portal em estilo mouro e ainda um barco de pesca de verdade posicionado sobre um espelho d’agua.
 

Boutique de Peixe – No local funciona o comércio de pescado. O prédio possui uma arquitetura em forma de arraia visto de cima.
 

Praça Duque de Caxias – Também conhecida como “Praça dos Canhões”. O monumento é representado por dois canhões utilizados na segunda guerra mundial. O monumento em concreto possui várias réplicas das originais.
 

Fortaleza de Itaipu – A Construção iniciada em 1902, tendo por finalidade promover a entrada da baía de Santos em substituição a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá, pois já se encontrava obsoleta para fazer a proteção da entrada do canal do estuário do Porto de Santos.
A Fortaleza de Itaipu ocupa uma área privilegiada, de onde é possível visualizar com segurança toda a entrada da Baía de Santos. Mantém sob sua guarda uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado.
A unidade abriga o 2ºGAAAe (2º Grupo de Artilharia Anti-Aérea – Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha).
Hoje, mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionado pelo recebimento de armamentos de última geração, como os Sistema Astros II de lançamento múltiplo de foguetes, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais.
Av. Mall. Malet, s/n.º - Canto do Forte
Agendamento pelo telefone (13)3473-2511
 

Praça dos Emancipadores – Marca a emancipação político-administrativa. No monumento encontram-se os nomes dos responsáveis pela luta da emancipação praiagrandense. Foi uma forma de se perpetuar o nome dos que lutaram bravamente pela liberdade política e administrativa de Praia Grande, antes atrelada a São Vicente. Atrás do monumento estão os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal. Estamos nos aproximando das comemorações dos 40 anos de emancipação. (19 de janeiro de 1956)
 

Litoral Plaza Shopping – Inaugurado na década de 90, modernizou o comércio de Praia grande e atrai moradores das cidades vizinhas. O shopping, possui cerca de 200 lojas, 8 salas de cinema, além de diversas opções de lazer: boliche, paint ball, choperias, espaço para exposições e ventos, parque de diversões e praça de alimentação.
 

Capela N. Sra. da Guia – Existem divergências quanto ao ano exato de construção, sabe-se que ela foi construída pela família portuguesa Soares, devota da Santa, em sinal de agradecimento pela recuperação de uma filha doente que se restabelecera após preces e promessas pela recuperação da Capela. A imagem da santa foi trazida em 1893 da região de Trás dos Montes, em Portugal. Há uma passagem curiosa a respeito da imagem da santa. Roubada na década de 60, foi vista depois de algum tempo por um comerciante de Praia Grande em uma feira na cidade do Rio de Janeiro. Devoto da santa, o comerciante deixou um cordão de ouro que portava em troca da imagem e a trouxe de volta a capela. Ao lado da Igreja existe um cruzeiro com a imagem em bronze.
 

Portinho – O complexo Ézio Dall”Acqua, mais conhecida como Portinho, é mais uma opção de lazer oferecida ao munícipe e aos turistas que visitam à região.
 

Portal – O portal é o símbolo maior da transformação urbanística de Praia Grande, tornou-se um cartão postal do município. Possui mais de 10m de altura, arcos com vitrais que representam o sol e palmeiras imperiais. Ao lado do portal, à direita de quem entra no município, há uma réplica do capacete do Tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, doado pela família.
Local: Rua Paulo Sérgio Garcia (Acesso pelo Portal de Entrada de Praia Grande)
 

Projeto Rumo – O projeto Rumo localiza as praias, identificando-as através de marcos em concreto e faixas coloridas nos postes.
 

Estações Elevatórias – As estações elevatórias para tratamento de esgotos e dois emissários submarinos com mais de 3Km mar adentro localizados nas praias Tupi e Boqueirão, juntamente com o trabalho municipal de drenagem dos canais que se formavam nas areias junto ao mar, em um projeto inédito de captação de águas pluviais, balneabilizou as praias.
O monitoramento da qualidade das praias paulistas é realizado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) desde 1970. As amostras são colhidas semanalmente e os boletins são divulgados através de um
 

Câmeras de Monitoramento - A Prefeitura de Praia Grande comemora três anos da implantação da Infovia, Sistema de Vídeo-Monitoramento. Atualmente a Cidade conta com cerca de 1000 câmeras instaladas em corredores comerciais, avenidas, calçadão da orla e edifícios públicos. Desde dezembro de 2002, com a Central de Monitoramento e o trabalho integrado da Guarda Civil Municipal com as polícias Civil e Militar, os índices de violência despencaram: queda de 36% no número de homicídios e de mais de 90% dos atos de vandalismo em escolas e repartições públicas. Desde a inauguração, o registro de flagrantes com as câmeras evitou furtos e assaltos; permitiu o auxílio rápido em acidentes de trânsito; possibilitou a apreensão diversas armas e encaminhou suspeitos às delegacias, entre outras ocorrências. O sistema idealizado pela Prefeitura de Praia Grande é inédito em termos de Poder Público no País.
 

Av. Marechal Mallet – A partir de 1902, com a construção da Fortaleza de Itaipu, foi necessário abrir um caminho para facilitar o acesso até o local. Foi aberta então uma avenida que recebeu o nome de Marechal Mallet, em homenagem a Emílio Luiz Mallet, Patrono da Artilharia. Até então, todo o material utilizado na construção da Fortaleza era trazido pelo mar.
Além disso, pela Avenida Mal. Mallet passavam os dutos que durante muito tempo transportavam o esgoto de Santos para ser despejado no mar de Praia Grande.
 

Rotatória Parceria – Tem por objetivo direcionar o trafego para vários bairros. O monumento instalado no centro da praça, além de dar as boas vindas aos turistas e veranistas, representa o tripé: iniciativa provada, poder público e sociedade.
 

Rotatória a Tribuna - Em parceria com a TV Tribuna, afiliada à rede Globo na região, a Prefeitura urbanizou o local e construiu a primeira rotatória em volta da torre de 75m de altura. Os muros que a circundam, possuem vários painéis jateados em areia com figuras que simbolizam os meios de comunicação de massa.
 

Avenidas Presidente Costa e Silva e Presidente Castelo Branco – Praia Grande foi emancipada em 1967. Nessa época o país era governado pelos militares, que impunham um regime político de ditadura. Nesse período algumas ruas do município foram renomeadas, passando a receber os nomes dos presidentes militares:
Avenida Beira Mar - Avenida Presidente Castelo Branco
Avenida Tupiniquins - Avenida Costa e Silva
 

Praça 19 de Janeiro – Na década de 70 foi construído o prédio que abrigaria o Paço Municipal de Praia Grande até a década de 90, na Praça 19 de Janeiro. Atualmente o prédio abriga a Faculdade de Tecnologia – FATEC.
 

Pista de Skate - Dia de 22 de janeiro o prefeito Alberto Mourão inaugurou a primeira pista de skate de Praia Grande, a Skate Park, na Praia Aviação. No mesmo dia foi anunciada a construção de mais quetro pistas desse esporte radical, duas delas sendo inauguradas ainda este ano, nos bairros Ocian (praia) e Quietude (Espaço Alvorada). Samambaia e Boqueirão serão outras regiões beneficiadas. A pista Skate Park tem 960 metros quadrados (40m x 24m). Equipada com oito diferentes tipos de módulos, com destaque para o mini ramp (com cerca de 1,6 metro de altura), a pista permite manobras dinâmicas em elementos compactos.